JCTV

Papa Francisco faz mudanças no episcopado brasileiro

 

O Papa Francisco fez duas alterações no episcopado brasileiro, na última semana de 2016. A Santa Sé confirmou nomeação de novo arcebispo para Sorocaba e confirmou bispo de Crato. O pedido de renúncia por idade de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues foi acolhido. Dom Eduardo completou 75 anos no dia 25 de junho e pediu renuncia. O papa escolheu dom Júlio Akimine, bispo auxiliar da Lapa em São Paulo, como novo arcebispo de Sorocaba.

 

Dom Gilberto Pastana de Oliveira foi confirmado como novo bispo da diocese de Crato no Ceará. Eleito coadjutor em julho de 2016, dom Gilberto assume na sucessão de dom Fernando Panico. O Vaticano acolheu o pedido de renúncia de dom Fernando, que dirigia a diocese cearense desde 2001.

 

 

O Brasil fecha 2016 com 10 dioceses, duas arquidioceses e uma prelazia sem titular. As dioceses vacantes são: Cametá, no Pará, Campo Maior, Floriano e Oeiras no Piaui, São Luís de Cáceres no Mato Grosso, Lages e Joinville em Santa Catarina, Guarabira na Paraíba, Imperatriz no Maranhão e Uruguaiana no Rio Grande do Sul. As arquidioceses vacantes são de Londrina e Paraíba. A prelazia sem titular é a de Itacoatiara, no Amazonas.

 

 

 

Publicidade
Fechar